O ciclo de formação e oficinas será realizado no espaço Box Estrutura de Arte e Gastronomia, localizado na Travessa Pedro Gomes, 42- Centro, Serra Grande-Bahia.
Ementas das oficinas da
“Formação Cineclubista nas Escolas” de 06 a 08 de novembro 2015.
Oficina¹
Esta abordagem permite aproximar-se mais do fazer
cineclubista considerando os aspectos culturais no âmbito social e educacional.
O que é o
fazer cineclubista? Quais os conteúdos e metodologias que o diferencia do cinema
convencional?
- O Audiovisual, o cineclube e a
comunidade: Articulação
com professores, grupos culturais, personalidades e artistas da comunidade nas
exibições;
- Diferencial cineclubista - O debate
social, estético, educacional, conteúdo, linguagem e
técnica;
- Grupos, territórios e diversidade
cultural;
- O cineclube enquanto estratégia no
processo de ensino aprendizagem;
- A interferência do conteúdo
fílmico, junto ao debate, na realidade da comunidade local;
- Metodologia
para compreensão dos produtos audiovisual/cineclubista.
Oficina²
Este tópico irá abordar os equipamentos
necessários para realizar uma exibição cineclubista.
- Como
funciona de fato a sessão cineclubista: divulgação (cartaz, folder, outras mídias),
curadoria, registro, mediação do debate, sinopse;
- Equipamentos: Caixa
de som, Projetor, computador, mesa de som, tela, microfone, cabos ou televisão
e DVD.
Oficina³
Esta abordagem trará informações para criação,
organização e sustentabilidade de um cineclube, bem como suas possíveis
articulações locais, estaduais e nacional.
- Formação em
captação de recursos/projetos;
- Organizações Cineclubistas –
Federação Internacional de CineClubes FICC, Conselho Nacional de Cineclubes
(CNC), União dos Cineclubes da Bahia (UCCBA) e Organizações Cineclubistas
Estaduais;
- Onde Encontrar Filmes:
Programadora Brasil, UCCBA, Distribuidora Cineclubista Mar Digital, Acervo da
DIMAS; Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do
Recôncavo da Bahia (UFRB), Porta Curtas Petrobrás, Instituto de Radiodifusão
Educativa da Bahia (IRDEB);
- Como fazer uma programação com
envolvimento da comunidade e a escola: Curadoria, Organização de Mostras em
Rede, Divulgação;
- A sustentabilidade do
associativismo e as redes;
- Políticas Pública para o
cineclubismo: Mais Educação, Mais Cultura nas Escolas, Cine Mais Cultura;
- Participação em editais e patrocínios
de comerciantes locais;
Espaço proposto para exibição da
produção dos cineclubes presentes na formação/ Troca de vivências.
Oficina ⁴
Este tópico irá abordar o uso das
mídias sociais e das plataformas de comunicação na articulação entre os
cineclubes e os demais movimentos sociais.
- Ativismo social e mídia;
- Plataformas de comunicação: Blog,
Vimeo, youtube, website, etc;
- Fórum e Redes sociais: facebook,
whatsapp.
Oficina⁵
Este tópico irá abordar de maneira panorâmica a
linguagem cinematográfica, suas áreas e possíveis formatos. Devendo ser
trabalhado de maneira teórica e prática.
- Uso da câmera: manual e recursos;
- Documentário, ficção, animação,
reportagem;
- Noções de Linguagem cinematográfica,
roteiro, produção, direção de arte, direção de som, iluminação, fotografia,
edição, montagem;
- Diferentes formatos em audiovisual
(longas, médias, curtas metragem, e microformato);
- Uso do equipamento (filmadora, tripé,
microfone, captador de som, cartão de memória).
Metodologia
e Material pedagógico
O percurso a ser seguido neste caminho
metodológico vem, em primeiro lugar, de um “ajustamento” com as realidades
vividas em cada comunidade intra escolar e extra escolar.
A bibliografia disponibilizada trata-se de
básica, resumida e simples na sua explanação, embora repleta de muitos
conceitos e noções tidas como restritas a um universo acadêmico. A intenção é
trazer esses conceitos para a vida, para a simplicidade do viver, nas práticas
cotidianas da escola e de cada comunidade, respeitando suas singularizações. Os
textos da Bibliografia Básica, a ser construída, serão agrupados na apostila
impressa e digital, e, entregue a cada início de oficina. As oficinas contarão,
ainda, com utilização de datashow para apresentação de imagens e filmes, bem
como, aparelho de som portátil para apreciação de determinadas músicas.
O tempo determinado para esta oficina é de
60 horas: Sendo 30 horas de explanação e debate de conteúdo; 15 horas de
trabalho prático de organização de programação de exibição de filmes, de
mostras e debates, envolvendo a comunidade escolar e convidando pessoas da
comunidade extra escolar; 5 horas na Biblioteca da Escola, pesquisando
temáticas; 5 horas nos computadores, aplicando as ferramentas digitais
abordadas; E 5 horas de caminhadas e atividades ao ar livre, na comunidade.
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