segunda-feira, 25 de julho de 2016

VIDEOCAMP PLATAFORMA, ON LINE, GRATUITA REÚNE PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS COM VIÉS SOCIAL E ABORDAGENS PROVOCATIVAS E INSPIRADORAS

O VIDEOCAMP é uma plataforma global, online e gratuita, que assume o cinema como uma poderosa ferramenta de transformação social. Disponível em português, inglês e espanhol, reúne filmes que provocam, sensibilizam e inspiram, indicando também como se engajar para ajudar os movimentos causados por cada filme. A proposta é conectar filmes transformadores a espectadores dispostos a agir e se engajar.

Criada pelo Instituto Alana e Maria Farinha Filmes, além de oferecer visualizações individuais, o Videocamp possibilita que interessados organizem exibições públicas gratuitas de alguns títulos disponíveis. Para ter acesso, basta preencher um cadastro no próprio site.
Carolina Pasquali, diretora de comunicação do Instituto Alana, conta que a ideia de criar a ferramenta surgiu da necessidade de pensar novos modelos de distribuição para as obras no País.

“Desde nosso primeiro filme, percebemos que o cinema tinha um potencial imenso para a transformação. O Criança, a Alma do Negócio (2008), de Estela Renner, rodou escolas, eventos, foi liberado para a internet, enfim, fez uma trajetória enorme e até hoje tem demanda de exibição”

Trata-se de uma forma alternativa de distribuição – a distribuição que busca o impacto –, e funciona tanto para o produtor do filme, que aumenta o público da sua obra, quanto para o espectador, que acessa um conteúdo de qualidade e amplia sua visão de mundo.

Entre os diversos filmes disponíveis no Videocamp estão longas como Encontro Com Milton Santos: O Mundo Global Visto Do Lado De Cá; Utopia e Barbárie; Jango, de Sílvio Tendler, e curtas como Abuela Grillo (2009), animação em co-produção Bolívia-Dinamarca, dirigido por Denis Chapon, que utiliza uma lenda do povo ayorea para fazer referência à Guerra da Água, ocorrida em Cochabamba (Bolívia) em 2000 depois da decisão do governo de privatizar o abastecimento de água. O próprio site organiza playlists sobre temas como política, gênero, questões raciais.
LANÇAMENTOS
 
A plataforma Videocamp tem sido também utilizada para lançamentos de filmes, que a partir daí alcançam outras janelas de exibição, como canais pagos de streaming videos (Netflix, Google Play, etc). Um dos melhores exemplos é Território do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks, que percorreram diversas regiões brasileiras registrando o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades. O filme teve até o momento mais 60 mil visualizações só no Videocamp, e mais de 1800 exibições públicas

COMO ENVIAR SEU FILME
 
Dentro da plataforma, o produtor pode inserir seu filme de diversas formas, já que os vídeos não ficam propriamente hospedados ali. “Tem filmes que já estão abertos na internet, então a gente redireciona o usuário para o YouTube, por exemplo. O site funciona como uma curadoria, faz esta organização para o espectador e, ao mesmo tempo, fortalece o canal onde este filme está hospedado”, explica Luana.

Para usar a ferramenta, basta criar uma conta de acesso gratuita que, automaticamente, gera um perfil para o usuário. A partir do histórico de cada um, a plataforma é capaz de indicar outros filmes, além de oferecer a possibilidade de ranquear, comentar e sugerir obras para outras pessoas.

 Fontes:

Fausto Junior | http://faustojunior.com/blog/

Carta Educação | Plataforma Videocamp reúne filmes engajados
.
Instituto Claro | Plataforma Videocamp reúne filmes e promove o debate sobre causas sociais
.
Videocamp

domingo, 10 de julho de 2016

BOLETIM INFORMATIVO


Principais Ações do Projeto Rede Cineclubista  nas Escolas nos Territórios de Identidades da Bahia

CINECLUBE MÁRIO GUSMÃO / CACHOEIRA
   RECÔNCAVO
O quê: O Cineclube Mário Gusmão é um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Com apoio da instituição,  foi realizado uma atividade conjuntamente com o Projeto Rede Cineclubista nas Escolas, onde houve a presença dos alunos do Colégio Padre Alexandre de Gusmão - CEPAG, que fica localizado em Belém, zona rural de Cachoeira, para o Auditório Universitário Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL; para exibição do filme realizado por eles: "Vingança Mortal".  O curta é um produto produzido numa das oficinas que foi realizado no decorrer do semestre. Após exibição do curta e conversa sobre a experiência deles no processo de produção audiovisual, em seguida  aconteceu a exibição do longa "Anjos do sol" de Rudi Lagemann, ao término culminou com  debate com a mediação de Mari Pontes.
Onde: UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
 


CINECLUBE ACOPAR / LAPÃO 
 IRECÊ
O quê: Sessão de curtas metragens: A vida por um Fio e Confusões de Adolescentes.

Onde: Escola Emag Antonia Gaspar.

CINECLUBE PAYAYA / JACOBINA

PIEMONTE  DIAMANTINA

O quê: Apresentação do Cineclube Payaya da cidade de Jacobina nas localidades de Caatinga do Moura (Colégio Cesar Borges) e na escola Municipal do Roçado de Caatinga do Moura.











CINECLUBE MIMOSO / LUIS EDUARDO MAGALHÃES 

BACIA DO RIO GRANDE


O quê: Estudantes da Escola Municipal José Cardoso de Lima realizando  filmagens do documentário: "Câmera na mão!". O filme trata do universo do cinema na visão de cada um dos integrantes e o que isso significa para outras pessoas.




CINECLUBE CARAVELAS / CARAVELAS 
EXTREMO SUL
O quê: Apresentação do Projeto para os Alunos do Colégio Polivalente de Caravelas.

                         Diálogos sobre Cineclubismo






CINECLUBE MOCAMBA / ITABUNA 

LITORAL SUL 

O quê: Captação de imagens e entrevista para o doc do projeto Rede Cineclubista na Escola com os estudantes do Colégio Estadual Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Itabuna.





Projeto Rede Cineclubista nas Escola
                                 Núcleo de Educomunicação Rede Cineclubista nas Escolas/ ASCOM - Assessoria de Comunicação
                                                                               e-mail:redecinesc@gmail.com

                      site:redecineclubistanasescolas.blogspot.com

domingo, 3 de julho de 2016


Principais Ações do Projeto Rede Cineclubista  nas Escolas nos Territórios de Identidades da Bahia


Cine Sementes de Quilombo / Campo Formoso Piemonte Norte do Itapicuru

Exibição: Filme documentário: A História da Escrita, do Papiro ao Computador.
Onde: Escola Guilherme Marques de Amorim - Campo Formoso








Cineclube Mocamba Serra Grande / Uruçuca

Território Litoral Sul

Atividade realizada: Treinamento de falas, cenas, caras e familiaridade com a câmera. Participação de Natália Gomes.
Onde:Espaço Box Arte e Gastronomia em Serra Grande, Uruçuca.

Alessandro (Makarra) e Natalia Gomes
Natália Gomes demonstrando performance facial.


Estudantes participando da oficina



Cineclube Difusão Itapetinga / Itapetinga
Médio Sudoeste da Bahia



Atividade cineclubista: Nilton Cirqueira do Cine Difusão Itapetinga dialoga com o Profº Reginaldo Santos Pereira, sobre caminhos e projetos de inserção do CINEMA nas atividades da UESB - Campus Juvino Oliveira, em parceria com o Colegiado de Pedagogia. Com o educador e coordenador do Museu de Itapetinga, Sérgio Gomes Carvalho.
                             Profº Reginaldo Santos, Nilton C. (centro) e Sérgio Gomes

              Cineclube Difusão Caatiba / Caatiba
                  Médio Sudoeste da Bahia

Atividade cineclubista: Foi realizado oficina de formação do Projeto Rede Cineclubista nas Escolas, com a parceria do Profº Marcos Ribeiro (Contra-mestre Badaga). Tendo como protagonistas estudantes do 7º ano B do Centro de Educação Municipal Luiz Miranda de Oliveira.
Fotos: Nicole Kubli , Sueli Silva, Sidnei Rocha e Nei.



            Cineclube Odara / São Félix 
 Recôncavo
Exibição cineclubista: O Cineclube Odara realizando exibição na escola Balão Mágico situada na cidade de São Félix.
Filme: Tudo que aprendemos juntos, de Sergio Machado.


 



Cineclube Mimoso / Luis Eduardo Magalhães 
 Bacia do Rio Grande (Oeste)
Ação cineclubista: Cineclubando na praça Palácio das Artes
Onde: Luis Eduardo Magalhães


Cinemac Club / Macaúbas 
Bacia do Paramirim
Atividade cineclubista: Participação do projeto Tropicália - Feira Interativae exibição de filmes: O Menino e o Mundo, Valente, além vários curtas.
Onde: Macaúbas

Cine Sementes de Quilombo / Campo Formoso Piemonte Norte do Itapicuru

Atividade cineclubista: Oficina de montagem de equipamento.
 Onde: Escola Guilherme Marques de Amorim.



Cine Mais saber / Cairu 
Baixo Sul
Atividade cineclubista: Realização de exibição no Grupo de Convivência com os alunos da Escola ACM e Navarro de Brito.





Cineclube Difusão Caatiba / Caatiba
Médio Sudoeste da Bahia

Atividade cineclubista: Lançamento do Projeto Transformando Vidas, iniciativa do Cineclube Caatiba com a  Rede Cineclubista nas Escolas, Ponto de Cultura e Grupo Vadiagem Capoeira em parceria com a - Secretaria Municipal de Smed Caatiba-Ba e Secretaria de Assistência Social.




 Bastidores

                Projeto Rede Cineclubista nas Escola
                                 Núcleo de Educomunicação Rede Cineclubista nas Escolas/ ASCOM - Assessoria de Comunicação
         e-mail:redecinesc@gmail.com
                                                                          site:redecineclubistanasescolas.blogspot.com