quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Mostra Cineclubista “Cinema Negro em Foco” é destaque no Rádio

 

Na semana que antecede a realização da Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul - Cineclube Mocamba – “Cinema Negro em Foco”, a equipe do projeto gratuito intensifica a divulgação das ações por toda a região Cacaueira, através das redes sociais, blogs e veículos de comunicação como Tv e rádio. No dia 26 de outubro, o coordenador da Mostra Cineclubista, Cláudio Lyrio, participou do programa “Poder da Notícia”, apresentado por Jarles Soares, na Rádio Boa FM 96.1 com sede em Itabuna, alcançando, pelo menos, 60 municípios da Região Sul da Bahia.





No estúdio da Rádio Boa FM, Cláudio e Jarles bateram um papo sobre o projeto que tem a iniciativa do Cineclube Mocamba, criado em 2008 como parte do Programa de Cultura Arte Educação da OCA – Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, uma instituição sem fins lucrativos que tem o apoio do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes. A Mostra Cineclubista vai beneficiar cerca de 700 estudantes do ensino médio de 3 colégios que fazem parte do Programa Escolas Culturais, no Sul da Bahia. São eles: o Colégio Polivalente de Itajuípe e os Colégios Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Ilhéus e de Itabuna.

Durante a entrevista, Cláudio explicou o que é o projeto, como vai funcionar, quais os colégios contemplados e as ações a serem oferecidas, bem como a importância do audiovisual para as escolas, despertando nos jovens o interesse por produção de vídeo no mês da consciência negra.

A Mostra Cineclubista vai oferecer sessões cineclubistas (exibição de vários filmes sobre cultura afro-brasileira) e debates com duração total de duas horas, e também oficinas de audiovisual e cineclubismo com duração de três horas, seguindo um cronograma nas escolas contempladas. A abertura será no dia 01 de novembro, no Colégio Polivalente de Itajuípe com sessões das 9h às 12h e oficina das 14h às 17h. Nos dias 08 e 09, a equipe do projeto estará no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Ilhéus, ministrando a oficina das 13h30 às 16h30 (dia 8) e apresentando as sessões cineclubistas dia 09, das 10h às 12h. O projeto se encerra no dia 16 de novembro no Colégio Modelo de Itabuna, onde os alunos vão ter a oportunidade de participar das sessões das 15h30 às 17h30 e da oficina das 19h às 22h. 

O agente cultural Cláudio Lyrio, enfatizou ainda que a Mostra Cultural “Cinema Negro em Foco” tem o apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda., contemplando 3 escolas. Porém, este projeto já foi realizado em outras escolas, há alguns anos, por meio do Cineclube Mocamba. “Nós somos o 1º cineclube a se constituir aqui na nossa região e a partir do nosso trabalho, outros cineclubes foram criados. Essa Mostra, por exemplo, já desenvolvemos no Colégio Ciso, no Colégio IMEAM, em outras escolas da cidade e já trabalhamos também em escolas rurais.” Cláudio destacou que a Mostra Cineclubista “Cinema Negro em Foco”, na verdade, reforça as ações desenvolvidas ao longo dos anos pelo Cineclube Mocamba, principalmente, no mês da consciência negra. “Nós já tivemos um outro projeto que é a Rede Cineclubista nas Escolas, envolvendo a participação de mais de 50 escolas de toda a Bahia com a formação cineclubista.” Finaliza Cláudio.


A Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul - Cineclube Mocamba tem o objetivo de contribuir para a formação de plateia, a criação de espaços populares para exibições de audiovisuais, além de fortalecer e divulgar a cultura afro na região cacaueira, estimular o senso crítico e despertar o interesse pela produção de materiais audiovisuais. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.


Para mais informações sobre o projeto, siga o instagram mostra_cinemanegro

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário