O PROJETO

Apresentação do Projeto Rede Cineclubista nas Escolas



Fortalecer o movimento cineclubista baiano, criando uma rede integrada de cineclubes que promovam mostras de vídeos e estimulem a produção audiovisual a partir das escolas publicas estaduais da Bahia. É o que propõe o projeto Rede Cineclubista nas Escolas, uma realização da OCA (Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica) e Cineclube Mocamba. Tendo como apoiadores as seguintes entidades: União de Cineclubes da Bahia, Conselho Nacional de Cineclubes, Mar Digital, BOX Estrutura de Arte e Gastronomia, Manga Rosa, Lab AV – Laboratório Audiovisual. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Criar a rede cineclubista nas escolas públicas da Bahia, através da implantação de 54 novos cineclubes e da realização de mostra audiovisual nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Objetivos Específicos - Fortalecer a União de Cineclubes da Bahia; - Estimular a produção audiovisual nas escolas públicas; - Formar público de cinema brasileiro e, principalmente, cinema baiano; - Desenvolver um projeto que atenda aos 27 Territórios de Identidade da Bahia; - Produzir 1.000 cópias do Box com filmes realizados pelos alunos das escolas atendidas pelo projeto; - Contribuir com o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada; - Promover o protagonismo juvenil; - Contribuir na formação da cidadania; - Realizar uma grande mostra coletiva dos filmes produzidos pelos alunos nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Nesse sentido, o projeto percorrerá 27 cidades do interior do estado da Bahia, contempladas através dos Territórios de Identidade, tendo como objetivo estratégico a formação de 54 novos espaços cineclubistas a partir das escolas públicas estaduais baianas. Com esta iniciativa o projeto pretende fomentar o protagonismo do público alvo (comunidade estudantil), tendo como dinâmica a formação de plateia e a produção audiovisual nas escolas.