Páginas

Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2016

CINEOP DISCUTE O CINEMA BRASILEIRO DA REDEMOCRATIZAÇÃO, A TELEVISÃO COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL E O OLHAR COMO ELEMENTO DE EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS


 Em sua 11ª edição, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto - único evento audiovisual brasileiro dedicado à preservação, história e educação vai reunir entre os dias 22 e 27 de junho  na cidade histórica mais de 200 profissionais do setor audiovisual, pesquisadores, acadêmicos, arquivistas e críticos de cinema para participar do Encontro Nacional de Arquivos e do Encontro da Educação e, ainda, propõe colocar em evidência as discussões contemporâneas sobre a política brasileira através de um olhar conceitual e histórico no audiovisual.
Imagem: http://www.cineop.com.br/

 O eixo temático da 11ª CineOP  será Cinema, TV e Educação.  Na Temática Preservação, o enfoque será “Arquivos de Televisão” e a entrega do Plano Nacional de Preservação, na temática histórica “O Cinema e o processo de abertura política” (período 1976-1988) e na Educação, “O Cinema, a TV, Educação: a escola como unidade comunitária”.

 TEMÁTICA EDUCAÇÃO
 Na Temática Educação, a 11CineOP promove o Encontro da Educação: VIII Fórum da Rede Kino e enfoca O Cinema, a TV, Educação: a escola como unidade comunitária em debates, filmes, apresentações de projetos comunitários audiovisuais e diálogos da educação.
 Atualmente, a escola como unidade comunitária é atravessada pelos movimentos que a contemporaneidade e suas novas tecnologias vem produzindo em termos de cultura e comunicação. Falar de cinema e televisão trazia, até faz pouco tempo, uma tensão, uma polaridade quase antagônica para alguns setores do audiovisual e da educação. Isso mudou? Como?
 “Embora ainda predomine uma pauta clássica histórica em relação aos monopólios de comunicação e à centralidade dos meios, hoje discutimos o conceito de democracia participativa, que se manifesta na maneira como novos agrupamentos – nas escolas, nos bairros, nas ruas – se criam, resistem às injustiças, produzem conhecimento e cultura e as compartilham”, afirma a curadora Adriana Fresquet. “Hoje a internet divide espaço com a mídia impressa, o rádio, a televisão. A crise da influência dos canais abertos se revela pela diminuição gradativa da audiência em seus principais programas, como as novelas e os telejornais. Assistimos a conteúdo televisivo pelo computador, tablets, smartphones e celulares, numa enorme diversidade de possibilidades de comunicação que deslocam o poder”.
 O eixo dos trabalhos será a relação entre cinema, TV e sala de aula, através de discussões sobre a presença maciça dos meios de comunicação na vida e no processo de aprendizado de alunos de diversas faixas etárias. A proposta destas discussões, devem contar com a presença de acadêmicos, professores e interessados em geral de todo o Brasil em encontros diários e intensos durante a 11ª CineOP,  com o propósito de  pensar o papel do educando e do educador nesta nova e moderna maneira de se relacionar com a produção e difusão de informação – num tempo em que não apenas se consome, mas principalmente se produz muito conteúdo com as facilidades tecnológicas. O próprio cinema tem se adaptado a essa realidade, expandindo-se para além das formas tradicionais e se espalhando por outras telas, suportes, plataformas e sistemas.
Uma das mesas aguardadas é sobre a lei 13.006 sancionada em 26 de junho de 2014, que estabelece a exibição obrigatória de filmes brasileiros nas escolas de educação básica, em que a CineOP de 2015 lançou uma reflexão sobre a proposta e perspectivas desta Lei e, que agora, propõe fazer um balanço dos avanços e resultados um ano depois de problematizar as possibilidades e limites da lei.
 Além das diversas mesas de debates, o público vai poder conferir os filmes da Mostra Educação. São mais de 40 filmes produzidos no Brasil por educadores e estudantes no contexto escolar e espaços não-formais de ensino, num demonstrativo da diversidade e infinidade de linguagens que podem surgir dos núcleos de educação em todo o Brasil. O evento apresenta também 15 projetos comunitários audiovisuais selecionados em três eixos temáticos: Projetos Cineclubistas; TV comunitárias: projetos de educação e audiovisual nos níveis da produção, exibição e difusão;  Produção de conteúdos audiovisuais educativos para plataformas digitais.
Imagem: http://www.cineop.com.br/





Para maiores informações acesse: http://www.cineop.com.br/

Projeto Rede Cineclubista nas Escolas
 Núcleo de Comunicação Rede Cineclubista nas Escolas/ ASCOM - Assessoria de Comunicação
                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário