Páginas

Páginas

terça-feira, 15 de março de 2016

Matéria sobre Projeto Cineclubista em Macaúbas

Cinema: Projeto Cineclube em Macaúbas

Cinema: Projeto Cineclube em Macaúbas
O Projeto Cineclube nas Escolas – Cinemac Clube (Bacia do Paramirim – Macaúbas) apresenta a programação para essa sexta feira dia 11 de março as 19h00min / 20h50min na Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas. Acesse a página no FacebookVeja Aqui
Entenda o Projeto Cineclube
Este projeto está voltado aos espaços de sociabilidade e de formação cultural viabilizados pela experiência cineclubista. É destinada aos discentes e docentes da rede municipal, estadual e federal, comunidades locais e procura satisfazer a carência de espaços culturais na região, adquirindo, dessa forma, uma relevância social considerável. A necessidade de espaços de socialização em um contexto cada vez mais pautado pela individualização e concorrência e, no mesmo sentido, a crescente utilização de recursos midiáticos como materiais do processo ensino aprendizagem aponta para a pertinência do tema.
Rede-Cineclubista-nas-Escolas-Apresentação
Divulgação do Projeto Rede Cineclubista Nas Escolas – Boquira
O projeto Cinemac Clube pretende utilizar o audiovisual como elemento na construção do conhecimento, oportunizando novos espaços de socialização bem como um lugar de formação de senso crítico. Por meio das exibições acompanhadas de debate, pretende-se contribuir na promoção da cultura audiovisual brasileira e da diversidade cultural. Além de estar possibilitando momentos de reflexão, lazer e reconhecimento cultural.
Justificativa
Com esse projeto objetiva, primeiramente, criar espaços de socialização de bens culturais, sua existência se justifica pelo fato de que no município de Macaúbas não há salas de cinema, estando essa restrita às grandes cidades, em Shoppings. Dados do Ministério da Cultura mostram que 60% da população brasileira nunca foram ao cinema. Sabe-se, igualmente, que não é um programa de preço acessível. Além disso, como o cineclube dá ênfase ao diálogo e à construção do conhecimento através do debate, o projeto viabiliza a consecução do direito fundamental à cultura e à educação, funcionando como um lugar de formação e senso crítico.
Essas características, somadas ao associativismo e à apropriação crítica da obra, singularizam a atividade cineclubista das outras formas de exibição audiovisual pautadas pelo mercado, lucro e ausência de reflexão. Também se pretende criar meios para aprofundar os conhecimentos dos professores das escolas municipais e estaduais, possibilitando um novo olhar e uma metodologia apropriada para utilizarem as produções audiovisuais em sala de aula e, também, dos alunos, no que se refere à linguagem cinematográfica.
Objetivo:
Viabilizar espaços não comerciais de exibição audiovisual, assim como estimular os conhecimentos sobre a produção cinematográfica e sua utilização nos ambientes educativos.
Específicos:
  •  Oportunizar novos espaços de socialização do audiovisual, dando ênfase ao diálogo e à construção do conhecimento através do debate;
  •  Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e da apreensão estética do conteúdo audiovisual;
  •  Problematizar a utilização das produções audiovisuais como recurso didático nas escolas;
  •  Estimular a experimentação da linguagem cinematográfica como instrumento de aprendizado.
Metodologia
Todas as atividades cineclubistas (programação, divulgação, logística, registro, pesquisa e debate) são desenvolvidas através do trabalho colaborativo – e voluntário – de servidores, alunos e representantes da comunidade. As sessões ocorrerão – semanalmente – no Auditório Central da Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas. De preferência, serão exibidos todas as sextas-feiras do mês, em horário noturno, com o acompanhamento da Coordenação Geral do Cinemac Clube.
Em relação ao empréstimo ou a confecção de cópias dos títulos (filmes, curtas, etc), o Cinemac Clube será mantido graças à parceria com outros cineclubes e produtoras independentes. É importante salientar que a prática cineclubista é reconhecida pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema) como sem nenhuma restrição legal em relação à questão da distribuição de conteúdo protegido por direitos patrimoniais (direito de exploração comercial da obra).
Considerações Finais
É de grande importância a permanência do Cinemac Clube na cidade de Macaúbas. Pois será uma forma de abrir debates e criar um senso crítico, despertando os estudantes a discutir assuntos relacionados à área social, política e cultural. Esse projeto é um grande passo para o inicio de uma educação com debate construtivo, como também a interação dos estudantes e da comunidade local.
Material sobre o Projeto Veja AQUI
Mais informações AQUI


Segue endereço eletrônico:http://www.portaldemacaubas.com.br/cinema-projeto-cineclube-em-macaubas/


Projeto Rede Cineclubista nas Escolas
                         Núcleo de Comunicação Rede Cineclubista nas Escolas/ ASCOM - Assessoria de Comunicação
e-mail: redecinesc@gmail.com
site: redecineclubistanasescolas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário