Páginas

Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

Documentário Umbigo O cordão de memórias da parteira Val será lançado em Serra Grande

Documentário Umbigo O cordão de memórias da parteira Val 


Umbigo é cordão de memórias! É na busca dessas memórias que o diretor baiano Cauê Santana ousou percorrer a trajetória de vida de sua mãe Val, Valdeci Santana, parteira tradicional de Uruçuca (BA). No longa-metragem Umbigo, o diretor e sua família seguem em busca das histórias do nascimento de Val, o nascimento da parteira. Um documentário onde o realizador é, ao mesmo tempo, autor e personagem. Um filme-reencontro entre mulheres, filhas, filho e famílias. 

A história de mãe Val é comum à realidade de muitas brasileiras do interior. Filhas sem pais, com histórias esquecidas sobre seu nascimento. Contudo, Val é um acervo vivo de memórias. Produzido pela Orum Tupi Filmes, Umbigo e todos os seus desdobramentos permeia aspectos e conhecimentos comuns às muitas mulheres que assumiram a missão de aparar a vida, na defesa e manutenção do parto natural e de um nascimento com respeito, com amor e sem traumas. Nesse cordão de memórias, as filmagens de Umbigo passaram pelas terras e interiores onde Val pisou, construiu laços e se formou mulher, mestra e parteira: Salvador, Santa Terezinha, Uruçuca, Itajuípe, zona ural de Itamutinga, Rio de Engenho/Igreja de Nossa Senhora Santana. 

 Sinopse Umbigo é nossa fonte ancestral, por onde nos alimentamos e crescemos. Umbigo é a ligação entre dois ou mais corpos. Cordão de memórias! Nesse cordão, um menino segue em busca das histórias e memórias de sua mãe. No caminhar, o espelho de uma família popularmente brasileira, rural e retirante. Juntos, buscam compor a trajetória de vida da mãe: seu nascimento, as andanças em retirada com as irmãs, os reencontros e a força adquirida ao se tornar a parteira-mãe Val. Um filme-reencontro entre mulheres, filhas, filho e famílias. Um reencontro com a força feminina. Um cordão de memórias que nos leva ao momento mais importante da vida: a hora de nascer.

Programação de Lançamento:
9 de setembro: Centro Cultural de Uruçuca (BA) – 18h
Em Serra no dia 18 de setembro no Box Estrutura de Arte e Gastronomia (BA) – 18h
25 de setembro: Salvador – Sala Walter da Silveira (BA) – 19h30
31 de outubro: Jornada de Agroecologia da Bahia, no Assentamento Terra Vista – Arataca (BA) 

Mais informações visite: http://umbigofilme.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário